Projectos

Associação Plantar uma Árvore

A Associação Plantar uma Árvore nasceu no ano de 2009, em jeito de movimento cívico, e prova de que as pessoas quando se unem podem fazer a mudança na defesa do mundo natural. Desde então o projeto ganhou asas e raízes e tem dinamizado diversas ações de voluntariado em prol da floresta nativa, chegando inclusive à população escolar. Fiquem a conhecer um pouco mais sobre a Associação Plantar uma Árvore. Vamos Plantar esta ideia?!

 

Como surgiu a ideia de criar a Associação Plantar uma Árvore?

Partiu da vontade de cidadãos comuns fazerem algo em prol da floresta nativa. O projecto iniciou a sua aventura na manhã de 23 de Novembro de 2009, Dia da Floresta Autóctone, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, onde juntou familiares, amigos, colegas, vizinhos e conhecidos, com o objectivo de plantar 1.000 árvores, sob o mote 1 Pessoa, 1 Árvore.

O sucesso foi enorme e surgiu o pedido e a vontade de fazer mais. Tratava-se de uma ideia simples que poderia catalisar muitas outras, surgindo assim um movimento de cidadania.

A 25 de Abril de 2012 o movimento constitui-se como associação, tendo por missão o desenvolvimento de um programa de voluntariado dedicado à promoção e conservação da floresta nativa e espécies vegetais autóctones.

 

 

Qual é o sonho da Associação Plantar uma Árvore?
Proporcionar a oportunidade de cada pessoa plantar e cuidar de uma árvore por ano, para, quem sabe, depois servir de modelo ao mundo.

 

As famílias podem participar nas vossas ações de voluntariado?

As iniciativas são abertas a todos, até porque este projecto é de todos e para todos. Quando existem muitas famílias inscritas, procuramos ter um coordenador a dar um acompanhamento mais dedicado. Embora os guardiões das crianças decidam em que tarefas as crianças se envolvem, para a nossa associação é suficiente que elas estejam em contacto com a natureza.

Algumas crianças já vêm as iniciativas como um ponto de encontro com outras crianças e momento de poderem brincar na natureza.

Tem todo o direito de existir, afinal de contas, nós dependemos totalmente da sua existência; ar, agua e alimentos não surgem da geração espontânea, eles são a consequência de processos e ciclos apenas possíveis pela força e leis da natureza.

 

 

Existem ações para as Escolas?

Gostamos de pensar que podemos proporcionar às crianças uma sala de aulas sem tecto, onde as crianças podem criar raízes e crescer em direcção ao céu. Temos opções para empresas, escolas e grupos organizados, designadamente através do programa “Da Semente à Árvore | Mãos na Terra”.

Este programa oferece condições personalizadas e dedicadas. Para as famílias também temos opções dedicadas, através do programa “Prendas para a Vida” .

 

Como podemos ser voluntários da Associação Plantar uma Árvore?

Basta inscreverem-se no banco de voluntariado e juntarem-se aos mais de 3250 voluntários inscritos, faça aqui a sua inscrição

Irão receber uma agenda mensal com iniciativas e notificações para saídas de campo e outras intervenções, basta inscreverem-se nas iniciativas pretendidas e comparecer no dia, hora e local definido.

Serão fornecidos todos os materiais, ferramentas, formação e acompanhamento.

Plantar Uma Árvore – Associação
www.plantarumaarvore.org
www.facebook.com/PlantarUmaArvore
Texto e Fotos: MdT e Associação Plantar uma Árvore
Ler é divertido
Branca de Neve - www.wook.pt

Posts Relacionados