Pai e Crianças na Natureza
Artigos

Crianças e Natureza

Porque é que as crianças devem ter mais contacto com a Natureza? Parte I
O contacto com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças.
A natureza é importante para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos quer seja ao nível intelectual, emocional, social, espiritual e físico.

1. Apura os sentidos
A Natureza beneficia o apurar dos nossos sentidos quer ao nível da audição, visão, tato, olfato e paladar.
Os nossos sentidos são colocados à prova, por exemplo, ao sentir a textura dos troncos das árvores, ao ouvir o som dos pássaros, ao observar o ondular das folhas e dos ramos das árvores ou quando trincamos uma azeda.

2. Aumenta a criatividade
A criatividade é algo inato nas crianças e no mundo natural todos os elementos que estão presentes como as plantas, as flores, os ramos e os animais facilitam e estimulam a criatividade. Brincar com estes elementos naturais são excelentes formas de incentivar a criatividade nas crianças.

3. Preserva o Ambiente
A melhor forma de preservamos a Natureza é fazer parte dela, ao levarmos as nossas crianças para uma vivência próxima com o mundo natural estamos a mostrar, ao vivo e a cores, toda a riqueza e biodiversidade que urge preservar. As crianças que crescem com esta realidade e que são educadas pelos Pais para a importância de preservar o mundo natural serão adultos conscientes e ativos na defesa do mundo natural.

4. Reforça a imunidade
As nossas crianças estão expostas a espaços demasiado higienizados, nas escolas retiram-se áreas com terra ou areia, os parques infantis recorrem a pisos sintéticos e materiais artificiais que são tudo menos naturais. Estar na Natureza ajuda a reforçar o sistema imunológico, estimula o exercício dos músculos oculares e previne a carência de Vitamina D, pela exposição aos raios solares.

5. Permite gerir riscos
Estar na Natureza ajuda a desenvolver a destreza motora e corporal das crianças. Subir a árvores, ultrapassar obstáculos, quer sejam pedras, troncos, correr e saltar na relva reforça a aquisição de maior destreza motora e permite a aquisição de competências, através da prática e ação, ao nível da gestão de riscos.

6. Promove a calma
As crianças sobretudo as que vivem nas cidades ou nas áreas urbanas, são expostas a demasiados estímulos o que não ajuda a promover um ritmo mais calmo e tranquilo. Estar na Natureza ajuda a desligar do ritmo frenético da cidade e a estar mais presente no momento, permitindo que outras competências sejam ativadas, como o foco, a atenção e a calma.

Estas são apenas algumas das vantagens e benefícios para as nossas crianças estarem mais tempo LÁ FORA, só é preciso começar!

Texto: MdT
Ler é divertido
Os Ciganos - www.wook.pt

Posts Relacionados