Caminhadas Descobrir Outdoor

Caminhadas em Família

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento do sedentarismo em virtude da falta de exercício físico, que por sua vez promove a incidência da obesidade atingindo não só os adultos mas também as crianças.

 

Os Pais devem promover boas práticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida das suas crianças, e para isso nada melhor do que promover a atividade física.

Caminhar é um dos melhores programas que podemos fazer em Família

 

As caminhadas e os passeios ao ar livre são uma das formas mais saudáveis, simples e agradáveis para se fazer em família, pois fomenta a ligação entre Pais e filhos, ao mesmo tempo que se promove a resistência, agilidade, redução do stress, aumento da criatividade e capacidade de concentração e interesse pela Natureza.

Deixamos algumas dicas:

Trilho – Reconhecimento prévio

Devemos fazer o reconhecimento dos trilhos e percursos para verificar se os mesmos se adequam à caminhada em família e evitar zonas desconhecidas que tenham percursos e obstáculos perigosos ou de difícil acesso.
Existem pequenas rotas, em vários municípios, que estão devidamente sinalizadas, pelo que são uma óptima opção para as primeiras caminhadas em família.

 

Intensidade – Percursos acessíveis

Subidas e descidas acentuadas e sinuosas, dificultam as caminhadas para adultos mas sobretudo para as crianças. Devemos ter sempre em atenção o risco e a integridade física dos nossos familiares, lembrem-se que não estamos numa competição, queremos apenas desfrutar de bons momentos em família.

 

Duração – Tempo da caminhada

Quando se caminha com crianças o ritmo é completamente diferente, já que se tornam frequentes as paragens ao longo dos trilhos para descansar ou para observar.

 

Actividades – O que fazer

As caminhadas são uma boa oportunidade para Pais e filhos tentarem, em conjunto, identificar animais, insetos, flores, folhas ou árvores. A par destas ideias podem sempre cantar, inventar histórias, imaginar enredos nos locais por onde passam, e ainda aproveitar para recolher folhas e plantas ao longo do trilho e construírem um herbário.

 

Mochila – O que levar

A água é fundamental, tal como a fruta, sandes, barras de cereais ou outros snacks. Não esquecer de levar um saco para o vosso lixo poderá não haver caixotes nos trilhos por onde passam. Levar protetor solar e chapéu, principalmente nos dias mais quentes, e guarda-chuva ou poncho nos dias de chuva.

 

Equipamento – O que vestir e calçar

Tenham atenção à roupa e ao calçado que se usa nas caminhadas, convém que sejam leve e práticos (reservem sempre uma muda de roupa extra e calçado que podem deixar no carro).

Texto e Fotos: MdT
Ler é divertido
O Pequeno Livro da Amizade - www.wook.pt

Posts Relacionados